Financiamento: Edital Universal CNPq | Vigência: 2024 a 2026
As mulheres representam apenas 35% do corpo discente nas áreas tecnológicas (UNESCO, 2018), enquanto estas chegam a ocupar cerca 60% das vagas totais nas universidades (IPEA, 2018). Esta pesquisa busca, por meio do design participativo, cocriar produtos (aplicativos, sistemas de comunicação, campanhas educativas, por exemplo) para mitigar a ausência ou pouca incidência de políticas institucionais de gênero em cinco universidades da América Latina (UFMA, UFAL, USP, UFABC e UBA). A hipótese orientadora é que processos e instrumentos desenhados por meio de uma abordagem participativa podem apoiar políticas de identificação coletiva de questões de gênero existentes nas universidades, promovendo mudanças culturais e catalisando ações comunitárias e institucionais para mudanças locais de médio e longo prazo. Metodologicamente, é uma pesquisa- ação, de natureza qualitativa e aplicada, pautada em princípios da participação, prototipação e cocriação, subsidiados por entrevistas e observações. Os dados serão analisados por meio de triangulação e gerarão requisitos e indicadores para a construção de produtos e políticas institucionais de gênero nas cinco universidades, contribuindo para a superação da lacuna de gênero.
Coordenação: Raquel Gomes Noronha (UFMA) Participantes: Griselda Flesler (UBA); Maria Cecília Loschiavo dos Santos (USP); Eva Rolim (UFPE); Bruna Vasconcelos (UFABC); Diana Helene Ramos (UFAL); Luiz Izidio (NIDA-UFMA); Imaíra Medeiros (NIDA-UFMA); Taís Figueredo (UFMA); Thaynara Gonçalves (UFMA).
Publicações relacionadas:
Noronha, R. Políticas públicas de gênero e design. São Luís: EDUFMA, 2024.