Oficinas de cocriação junto ao Centro de Economia Solidária do Maranhão (CRESOL) – NIDA, 2024.
O presente projeto visa ampliar as ações de fortalecimento dos propósitos estabelecidos no ODS 8 — “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” —, com foco específico no crescimento econômico do estado do Maranhão. A iniciativa propõe o desenvolvimento de formas de trabalho que integrem o design e a economia solidária, fomentando a geração de emprego e renda.
O termo “economia solidária” refere-se a atividades econômicas organizadas com base em princípios de cooperação, autonomia e gestão democrática. Sua proposta é promover uma visão alternativa de desenvolvimento, orientada por critérios de sustentabilidade.
A articulação entre os processos participativos do design, com suas ferramentas de inovação e estímulo à criatividade e os saberes da economia solidária amplia as possibilidades de alcançar resultados significativos para o cumprimento das metas do ODS 8.
Diante desse cenário complexo e dos desafios apontados pela literatura da área, esta pesquisa investiga: como as práticas de Design Participativo podem contribuir para a cocriação de autonomia econômica em grupos produtivos da economia solidária vinculados à Cresol?
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão – Auxílio financeiro.