Pular para o conteúdo

Codesign com grupos produtivos dos assentamentos da reforma agrária: uma abordagem participativa de design para a autonomia produtiva

  • por

Cocriação de identidades visuais para cooperativas nos assentamentos – NIDA, 2024

Em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST, no Maranhão gestionados pela Cooperativa Central de Reforma Agrária CCA-MA, há diversos grupos produtivos que fazem da produção agrícola sustentável, autônoma e limpa de agrotóxicos o seu meio de geração de renda, mas para além desta função, promovem a coesão dos territórios por eles cultivados, no âmbito da reforma agrária. Este projeto extensionista tem o objetivo geral de promover a autonomia produtiva de oito grupos produtivos localizados em assentamentos do MST no Maranhão gerando, em cocriação com seus integrantes, identidades visuais, embalagens e material de divulgação de seus produtos. A proposta é criar marcas e seus pontos de contato, como materiais para redes sociais, embalagens de produtos, banners para feiras, entre outros, além de promover treinamento para uso de redes sociais, que hoje consiste em um importante meio de divulgação de produtos. A abordagem metodológica será a do design participativo, que Spinuzzi conceitua a partir da valorização dos conhecimentos tácitos dos participantes do processo. Assim, nós da equipe de design não projetaremos para os grupos produtivos, mas haverá um processo colaborativo de desenho coletivo, durante jornadas aos territórios.

Situação: Finalizado; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (8).

Integrantes: Raquel Gomes Noronha – Coordenador / Thaynara Pinto Gonçalves – Integrante / Andreyna Glazyely da Silva Lima – Integrante / Nicolle Vaz Ribeiro – Integrante.

Translate »