Pular para o conteúdo

Iconografias do Maranhão: cocriação de exposição com o Boi da Floresta por meio de storytelling e inteligência artificial generativa

  • por

Fotos do acervo do boi tratadas por meio de IA generativa – NIDA, 2024.

A ação consiste em cocriar imagens e narrativas sobre um acervo bruto de fotografias disponíveis na sede do grupo de Bumba meu Boi da Floresta. Entendido como uma comunidade criativa (MANZINI, 2017), o boi da Floresta vive em constante busca de coesão social, devido à situação de vulnerabilidade social em que vivem seus membros. A luta para manter a juventude do entorno longe do tráfico de drogas é uma constante na visão da gestora do grupo, a turismóloga Nadir Cruz. Para Manzini, na contemporaneidade, além de solucionar problemas, é função do design produzir sentido. Combinando-se à situação verificada às práticas de um design crítico e especulativo, propõe-se uma ação extensionista que objetiva em cocriação com a comunidade e as suas imagens de acervo que datam da década de 1970, reimaginar as narrativas de tempos outros, do passado, percorrendo as narrativas do presente – de como estas imagens fazem sentido para quem as vê, hoje – e imaginar futuros possíveis, com o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa, com o software Midjourney. Assim, busca-se acionar a memória do grupo como elemento de coesão social, por meio da tradição e da identidade, fundamentais para a reprodução cultural e material do grupo. A ação extensionista utiliza-se de tecnologias da imagem e da criação de narrativas – storytelling -, em cocriação com os participantes da ação, envolvendo a comunidade e os estudantes da graduação e pós-graduação em design, por meio da disciplina de Projeto gráfico 1. Como resultado prático haverá uma exposição virtual com os resultados das imagens e narrativas geradas, e em caso de obtenção de recursos em editais ou patrocínios, haverá a materialização da exposição da sede do boi. As reflexões sobre a prática do design crítico e especulativo trarão atualizações teóricas para o campo, fortalecendo a tríplice aliança da pesquisa, ensino e extensão.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Raquel Gomes Noronha – Coordenador / Imaíra Araujo Medeiros – Integrante / Luiz Claudio Lagares Izidio – Integrante / Marcella Abreu Dos Santos – Integrante / OLIVEIRA, maria Tereza Rodrigues Oliveira – Integrante.

Publicações Relacionadas:

SANTOS, Marcella Abreu dos; IZIDIO, Luiz Lagares; NORONHA, Raquel Gomes; OLIVEIRA, Maria Tereza Rodrigues. Um acervo como provótipo: reconstruindo a memória com um grupo de bumba-meu-boi. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 15., 2024, Manaus. Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design Manaus. Manaus: [Editora], 2024.

Translate »